top of page

O que é o CRB?

   O Curso Realidade Brasileira (CRB) é uma experiência que surgiu em 2001 e já realizou mais de 100 turmas em todo Brasil formando lutadoras e lutadores do povo. O curso pretende contribuir com o processo de formação política de militantes sociais tendo como objetivo o resgate do pensamento crítico acerca da realidade política, social, econômica e cultural de nosso país, assim como um espaço de articulação das lutas populares em torno de um Projeto Popular para o Brasil.

Para tanto, o CRB acontece à luz de autores como Caio Prado Junior, Celso Furtado, Florestan Fernandes, Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Sergio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, entre outros, e a partir de categorias de análise originadas da crítica à economia política de Marx.

    O Curso de Realidade Brasileira (CRB) é uma verdadeira escola itinerante de formação que resgata os valores, a identidade e a estima do povo brasileiro, na construção da Revolução Brasileira.

    Desde a primeira edição ficou claro para os representantes dos movimentos sociais que a abordagem destas temáticas contribui para uma melhoria dos trabalhos dos movimentos sociais e estudantis. Por tornarem os agentes sociais mais capacitados para a realização de diagnósticos das questões setoriais e regionais, ao mesmo tempo, que permite o entendimento das causas dos problemas da realidade geral. O curso possibilita a compreensão da realidade para além dos desafios específicos de cada movimento.

    Formar lideranças de movimentos sociais, organizações populares, sindicais, pastorais, estudantis e outras entidades da sociedade civil da região da Zona da Mata mineira sobre a realidade brasileira, observando-a a partir dos esforços teóricos realizados pelos pensadores brasileiros e da prática de tais organizações aliando saberes acadêmicos e populares.

Como tudo começou?

     O sucesso da primeira edição estimulou a organização de novas turmas, em cursos regionais ou estaduais, em todo o Brasil. Desde então as turmas vão se multiplicando por todo o país, agregando em cada local, novos grupos que se interessam pelo estudo da realidade brasileira, bem como estabelecendo novas parcerias com entidades e movimentos locais e nacionais.

      Em 2009 foi realizado na Universidade Federal de Viçosa (UFV) um CRB em que houve a participação de cerca de 80 cursistas, de 7 municípios e envolvendo 15 entidades na organização e participação do curso. O curso teve uma avaliação positiva, pois conseguiu alcançar seus objetivos de qualificar a formação de lideranças e estudantes universitários, além de fortalecer os vínculos entre as organizações populares e as lutas locais, conforme se pode verificar nos trabalhos escritos e nas agendas comuns que se formaram. É imprescindível destacar que através da realização do CRB, os laços entre a universidade e os movimentos sociais da Zona da Mata Mineira se estreitaram significativamente. A elaboração dos trabalhos de conclusão de curso consta como uma avaliação positiva, em que foi possível perceber um amadurecimento da reflexão teórica da realidade nacional e local, impactando no fortalecimento das organizações sociais populares a partir da construção de uma agenda em comum com ações realizadas colaborativamente.

       Resgatando essa experiência, várias organizaçoes sociais da região de Viçosa decidiram num encontro em março de 2015, fazer uma rodada em busca de mais entidades que também vissem na formação de lideranças seu principal objetivo e assim em dezembro de 2015 já foi realizada a primeira reunião de construção II CRB da microrregião de Viçosa e à partir de então constituída a CPP - Coordenação Político-pedagógica.

bottom of page